Pinturas em moveis !

Processos de pintura

Os processos de pintura mais utilizados são:

:: Tingimentos (para dar a tonalidade requerida às lâminas e madeiras embelezando o móvel).

:: Aplicação de seladores (forma a base necessária à aplicação do verniz).

:: Envernizamento (além da beleza estética como brilho e sedosidade, protege o móvel por sua resistência a riscos e umidade).

:: Aplicação de fundos (forma a base necessária à aplicação de tintas ou laca).

:: Laqueação (efeito decorativo que apresenta um aspecto esmaltado, nas mais variadas cores, de acordo com o pedido do cliente).

:: Goffrato ( laca com textura, muito conhecido também como fórmica líquida, é um esmalte poliuretânico texturizado, de aspecto final fôsco, especialmente indicado para acabamento de móveis de escritório, cozinha, informática, dormitórios, estantes e racks).

Acabamentos

O acabamento tem a função de embelezar e principalmente proteger o móvel. É um revestimento que deve formar uma película, ser ao mesmo tempo duro e elástico, estar perfeitamente aderido, suficientemente inerte à ação do ambiente e resistente aos fatores químicos e físicos, etc.

Os produtos mais comuns utilizados no acabamento de móveis são os vernizes, seladores, tintas e fundos. Vernizes e seladores tem transparência. Tintas e fundos não tem transparência, mas tem colorações diversas.

Movel pintura

Criação de efeitos especiais de pintura

Os efeitos de pintura mais utilizados são:

:: Decapê (marca os poros da madeira, normalmente em tonalidade clara).

:: Pátina (confere ao móvel um aspecto envelhecido, estriado numa única cor ou mesclado).

:: Alvejado (muito usado sobre o Pau Marfim confere ao móvel uma tonalidade clara, esbranquiçada e homogênea).

:: Pergaminho (confere ao móvel um aspecto de pergaminho).

:: Ebanizado (uma simulação da cor da árvore Ébano (nativa da África), confere ao móvel a tonalidade preta).

:: Marmorizado (simula o mármore).
fonte: www.virmond.com

Tintas para Madeira

Por vezes se torna uma escolha difícil devido à grande variedade de tintas para madeira existentes no mercado, vamos diferenciá-las:

1) Tintas à base de água são muito resistentes a luz.

2) Tintas à base de álcool, são mais fáceis de aplicar, mais difíceis de manchar, e se expandem de forma uniforme.

3) Tintas à base de cera, que como o nome indica também deixam o móvel encerado

4) Tintas à base de verniz, que colorem a madeira e a isolam da umidade, porém estas são mais difíceis de remover.

Por isto é bom fazer um teste num canto do móvel que não seja visível, e esperar secar para ver como fica.

Você pode recriar tons de coloração misturando cores (de um mesmo tipo: verniz com verniz- cera com cera-etc.).

Pintar chapas de MDF

A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado, pinturas em geral ou revestimentos com papéis decorativos, lâminas de madeira ou PVC.
Podem também ser executadas junções com vantagens em relação à madeira natural, já que não possui nós, veios reversos e imperfeições típicas do produto natural.
Pintura de MDF tradicional
Para se iniciar a pintura de uma chapa de MDF, deve-se primeiramente, realizar o lixamento da madeira e total retirada do pó.
Após este tratamento inicial deve-se passar algum material que impeça a absorção da tinta pela madeira.
Geralmente, utiliza-se o fundo branco fosco, que faz a selagem da madeira, e após a secagem deste, passa-se a tinta do tipo esmalte, da cor que se desejar.

Pintura de MDF sem o fundo branco fosco

A função do fundo branco fosco é fazer a selagem da madeira, impedindo que a tinta seja absorvida pelos poros desta. Quando a tinta é passada, sem um tratamento inicial com esse fundo, a pintura com o esmalte fica de baixa qualidade e parte da tinta é absorvida pela madeira.
Entretanto, é possível fazer a pintura de chapas de MDF, sem o uso do fundo branco fosco. Isso é possível se aplicar algum tipo de seladora que feche os poros da madeira e impeça que a tinta seja absorvida pela mesma.

Deve-se lixar a madeira e retirar-se todo o pó que nela restar, em seguida deve-se passar uma seladora (resina de acetato de polivinila - PVA) e esperar a secagem.

As resinas acrílicas, que são a base de água demoram aproximadamente quatro horas para secar, enquanto que as resinas a base de solvente demoram apenas uma hora para a secagem, entretanto o preço da primeira é bem mais em conta que o da segunda.

A seladora pode ser aplicada com revólver ou em rolo e após a sua secagem, ela deve ser lixada, de modo que não de criem ondulações. Por fim, após esta fase, passa-se o esmalte.

O MDF pode ser encontrado na forma de chapas e estas podem ser vendidas pintadas ou não. Sua pintura é dispendiosa, pois necessita, tanto de uma selagem, como de uma tinta do tipo esmalte, além disso, gasta-se algum tempo para secagem.
Entretanto, a substituição do fundo branco fosco, material utilizado para a selagem da madeira, pode ser realizada, pelo uso de outro tipo de seladora.
fonte: www.sbrt.ibict.br